Logo

Profissão E Autoconhecimento

Faculdade É Pra Todo Mundo?

maria cristina rosa      quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Olá, bem-vindo ao meu Blog!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

 

 

Faculdade é pra todo mundo? Acho que essa é uma excelente  pergunta. Na verdade, ela pode ser respondida  de  duas  maneiras - sim e não!

 

1) Obviamente, sim. Todos que querem cursar uma faculdade devem procurar fazê-lo,  esforçando-se  ao máximo, até consegui-lo. Naturalmente, a cada um cabe o esforço que precisa e deve realizar para conseguir seu objetivo.  E digo isso, sem abordar questões financeiras ou questões de vagas oferecidas, etc, porque esse não é o objetivo de meu artigo.

2) E não, em muitos casos! Mas, focalizarei apenas um: há um tipo de pessoa que veio para empreender. Quem tem esse perfil, costuma não ter a paciência de frequentar um banco de escola, embora possa e deva fazê-lo também. Porém,  esse tipo de pessoa tem uma inquietação positiva, que é a capacidade de fazer acontecer o que deseja, muitas vezes do nada, sem necessitar nenhum preparo prévio, a não ser sua autoconfiança e sua determinação em conseguir o que deseja.

 

Esse é o perfil do empreendedor, geralmente o tipo de pessoa que desponta sobre as demais, conseguindo sucesso e riqueza. E na sua maioria, é filho de famílias pobres ou desponta a partir de um cenário de dificuldades. Inclusive esse é um dado encontrado em uma  pesquisa feita nos Estados Unidos, a respeito de quem são os empreendedores de sucesso.

 

Assim, uma pessoa não precisa, necessariamente, alisar um banco de escola para obter sucesso profissional. Por dois motivos:  ela não precisa de um diploma para ter seu próprio negócio e, segundo, ela emprega pessoas que o tenham, quando seu negócio demanda conhecimento e serviços  especializados em áreas que não domina.

 

Então, vemos que um diploma é muito útil a quem aspira a um emprego, ou deseja prestar um serviço especializado. Mas é perfeitamente dispensável a quem sabe fazer as  coisas acontecerem. Isso é o que temos visto acontecer na vida e também estudando casos de empreendedores de sucesso.

 

Entre esses, há muitos que deixaram suas faculdades, justamente para se ocupar de seus empreendimentos e atingir logo seus objetivos. Por exemplo, o empresário  de sucesso Flavio Augusto, criador da Wise Up, da Geração de Valor, da meuSucesso.com, dono de um time de Futebol nos Estados Unidos e muito mais, iniciou sua carreira de empreendedor por volta dos 20 anos, porque se apaixonou por uma garota, quis se casar e precisava trabalhar para sustentar os dois. Para trabalhar, foi empurrando a faculdade e nunca precisou dela! Mas está cercado dos mais competentes profissionais em todas as áreas demandadas pelos seus empreendimentos.

 

Muitos pais poderão recriminar-me por estar dizendo essas coisas, pois acreditam que o diploma jamais seja dispensável. Porém eu lhes digo que o mais importante é seguir aquilo "que está no sangue", que é o que a pessoa ama fazer. E que há tipos diferentes de pessoas.

 

Há dois básicos tipos de pessoas

 

Então, concluímos que há dois tipos de pessoas - uma que empreende e emprega, e uma que é empregada ou presta serviços de acordo com seus conhecimentos e especialidades. O primeiro grupo não precisa necessariamente alisar um banco de escola em busca de um diplomas e títulos. Mas o segundo sim, vai precisar.

 

O primeiro  será medido pela sua capacidade de fazer acontecer, e o segundo, pelo seu grau de conhecimento formal /capacidade de execução das tarefas a que se canditam ou se propõem a executar.

 

O mais importante é conhecer-se o suficiente para saber exatamente  a qual grupo pertence! E em qual área deverá atuar. Por isso é tão importante buscar o Autoconhecimento, antes de escolher a profissão. Para fazer a coisa certa desde o início, economizando tempo, dinheiro e energia.

 

Então, você acaba de ver que a necessidade de um diploma de faculdade pode ser um mito e, ao mesmo tempo, um ladrão ou um retardador de sucesso! Portanto, necessariamente, a faculdade não é pra todo mundo! Mas a necessidade de autoconhecimento, sim, essa é real e indispensável, para garantir que você esteja fazendo a escolha certa.

 

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário abaixo, ou sua opinião. Compartilhe!

 

Comentários

Últimos artigos

Entenda Porque Profissão É Coisa Séria!

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Mentalidade Correta E Escolha Profissional

domingo, 10 de maio de 2015

2 Requisitos Básicos Para A Escolha Profissional

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Teste Vocacional - Procurando Algum?

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Futuro: o seu ponto de partida!

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Faculdade É Pra Todo Mundo?

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Qualquer Coisa Serve Para Sua Vida?

sexta-feira, 9 de setembro de 2016