Logo

Profissão E Autoconhecimento

Mentalidade Correta E Escolha Profissional

Maria Cristina Rosa      domingo, 10 de maio de 2015

Compartilhe esta página com seus amigos

Olá, bem-vindo ao meu Blog!

 

Estou lhe perguntando se você tem a mentalidade correta, pois ela, trabalhada através do Autoconhecimento, é decisiva na escolha da profissão.

 

Certa ocasião, um jovem veio até minha residência fazer um ajuste de internet e eu lhe perguntei se gostava do que estava fazendo. Disse ele que não muito, mas prestaria este serviço até terminar a faculdade. Mas, para minha surpresa, também não cursava  o que gostaria e sim a opção que tinha aqui. 

E por que não ia estudar fora? E a resposta foi a mais comum e contundente que eu já vi:

>>> falta de condições!

 

Você já viu esse filme?

 

Esse tem sido o drama de milhares de jovens - acreditam que não tem condições de seguir o sonho, a paixão! E assim, se submetem a uma realidade limitante, por ter uma crença também limitante, negligenciando seus potenciais e missão.

 

E quando começam a trabalhar, pegam a primeira coisa que aparece, se acomodando.

 

Essas escolhas se tornam o martírio de muitos adultos, trabalhando a vida toda no que não gostam e nem sempre ganhando o suficiente para manter a família. Dose dupla de insatisfação!

 

Podemos até dizer -  tripla - por não cumprirem sua missão junto ao planeta e à humanidade. Isso, mesmo que forma inconsciente, gera uma frustração de não estar contribuindo para o desenvolvimento do todo, de estar fora de seu lugar e contexto, de não estar participando da vida.

 

Estes são temas obrigatórios  para nossa  reflexão, a fim de procurarmos viver uma vida ao mesmo tempo  gostosa, próspera e útil.  Na hora da escolha profissional, esses pontos devem estar presentes e bem resolvidos.



Por isso, precisamos abrir mão da pressa! 

 

Termine o seu ensino médio com tranquilidade, relaxe, tire férias e aí, então, comece a dedicar-se a encontrar a profissão correta pra você. Gostei de um palpite que ouvi certa vez, não me lembro mais de quem.

 

                                                                                                                                                                Imagem Unsplash

 

A pessoa dizia que todo jovem deveria, nesse momento pós-formatura, colocar uma mochila nas costas e rodar o mundo durante um ano, conhecendo culturas e regiões diferentes, vivendo inúmeras experiências, de forma que esse conjunto de vivências e novidades o levariam a conectar-se com seus anseios mais profundos e então a realizar escolhas mais acertadas para a sua vida.

 

Sim, é uma maneira interessante de ver a questão. O jovem ficaria isento das influências da família, da escola, da cultura e da mídia de seu país, por um bom tempo. Então poderia estar livre pra deixar brotar na sua consciência, o conhecimento legítimo de seus interesses e características para definir um caminho profissional.

 

Como seria isso? Simples. Ele, ela, reconheceriam com clareza, o rumo a que se dedicar, um modo de vida que valeria à pena, através das vivências que os encantariam e/ou questionariam e o que os estimulariam a seguir em frente,   fazendo crescer e desabrochar   uma carreira profissional estmulante,  por estar em acordo com suas potencialidades.

 

Precisamos nos conectar com essa possibilidade de criar uma vida bela e plena e correr atrás de realizá-la. Então eu lhe pergunto,  quantos jovens se mudaram para outras localidades, com a cara e a coragem? E se viraram e venceram? Você conhece alguém?

 

Procure se inspirar, imitando seu exemplo. Mas construa um plano antes!

 

Uma pesquisa mostra que os empreendedores de sucesso,no geral, vieram de lares pobres e tiveram que dar seus pulos para realizar o sonho! E venceram. Tiveram crises e as venceram. E continuam sua trajetória, em esmorecer.

 

Sim. Se um pode, todos podem!

 

Qual é a diferença entre as pessoas?


>>>  A MENTALIDADE!

 

profisso e autoconhecimento 3

 

Em seguida, por causa da mentalidade equivocada, negativa, pessimista, vem  o sistema emocional em baixa - medos, complexos, bloqueios.

Em seguida, ações também equivocadas e frouxas, em decorrência da mentalidade e sentimentos negativos.

Resultado - frustração e pobreza!

 

O que quero lhe dizer é que não acredite em nada disso!

 

E eu posso e quero ajudar você a mudar a sua mentalidade, estimulando-o a:

- descobrir e  acreditar nos seus potenciais, 
- seguir a sua paixão
- determinar o rumo certo para sua vida
- ter uma visão de futuro positiva

 

Lembre-se: A escolha é algo importante, pois gera a energia para fazer acontecer na sua vida o que determinou. 

>> escolhas certas levam ao sucesso
>> escolhas erradas levam ao fracasso

 

Você só tem que tomar uma decisão - resolver de primeira e definitivamente a sua vida!
 

Você veio com um plano determinado e com todas as possibilidades previstas para  realizá-lo, algumas mais fáceis e outras mais difíceis, mas todas previstas para levá-lo ao sucesso.

 

Procure conhecer esse plano! Nele estão incluídas uma ou mais possibilidades profissionais adequadas ao seu perfil.

Não deixe por menos nunca! Sua vida é seu mais importante projeto! Corra atrás de  curar a sua mentalidade, para curar a sua vida e ser um vencedor.

Por isso, pondere bem e veja se você tem a mentalidade correta para escolher bem a sua profissão. Se precisar corrigí-la, procure o Autoconhecimento, e nunca se arrependerá!

 

Você sabe realmente o que é Autoconhecimento?

 

Gostou desse artigo? Deixe seu opinião, sua pergunta. Compartilhe!

 

Comentários

Últimos artigos

Entenda Porque Profissão É Coisa Séria!

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Mentalidade Correta E Escolha Profissional

domingo, 10 de maio de 2015

2 Requisitos Básicos Para A Escolha Profissional

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Teste Vocacional - Procurando Algum?

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Futuro: o seu ponto de partida!

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Faculdade É Pra Todo Mundo?

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Qualquer Coisa Serve Para Sua Vida?

sexta-feira, 9 de setembro de 2016